Brasil deve ser anunciado como livre da aftosa com vacinação em maio de 2018

Em maio deste ano, durante a reunião anual da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, a entidade deverá anunciar o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação. A certificação oficial pela OIE de que todo o território nacional é livre da doença com vacinação, deve contribuir para ampliar e abrir novos mercados internacionais às carnes brasileiras.

De acordo com levantamento feito pelo CNPC, a retirada da vacina pode aumentar a exportação de carne bovina em US$ 1,2 bilhões anuais. Isso também representará benefícios para outros setores, como os suinocultores que poderão exportar para Japão, Coreia do Sul e outros países exigentes.

Brasil sem aftosa

O reconhecimento pela OIE deverá consolidar o processo de reconhecimento iniciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No início de dezembro, quando foram declaradas novas zonas livres da febre aftosa com vacinação no Amapá, Roraima, em grande parte do Amazonas e em áreas de proteção no Pará, finalizou-se nacionalmente o processo de erradicação da doença. Em abril, completaram-se 11 anos sem registro de ocorrência de aftosa no país.

Estratégia importante em relação ao enfrentamento da doença em curso é a execução do Plano Estratégico do PNEFA 2017-2026, com o objetivo de criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa com vacinação e ampliar as zonas livres da doença (sem vacinação). A zona livre sem vacinação, representada pelo estado de Santa Catarina, manteve seu status sanitário em 2017.

*Com informações da SNA e do CNPC.

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *