Férias com o pet: dicas e cuidados

As férias estão chegando! O roteiro já está traçado e, claro, os animais de estimação podem, sim, participar desses momentos prazerosos ao lado da sua família. Mas, para isso, são necessários alguns cuidados antes de colocar as malas no carro e seguir viagem e ter agradáveis férias com o pet.

No seu canal do Youtube, a médica veterinária Flávia Lourenço dá algumas dicas de viagens para curtir as férias com o pet e também, dicas para quem vai deixar o animalzinho em casa durante o passeio com a família. Clique aqui para acessar o canal.

Segundo Flávia Lourenço, a primeira orientação é verificar se existe mais de um animal em casa. Nesse caso, a dica é ter a certeza se eles podem conviver juntos e sozinhos durante este período. Seguindo essas dicas, com certeza, suas férias com o pet serão inesquecíveis.

Férias: Regiões praianas

Existem doenças transmitidas por mosquitos, entre essas a Dirofilariose: doença grave e que pode levar o animal a óbito. Afeta principalmente cães e gatos. Essa doença causam vermes adultos que vivem no coração e nas artérias pulmonares (pulmão) podendo causar insuficiência cardíaca e pulmonar grave, levando o animal à morte. O ideal é que o animal esteja vacinado e devidamente acompanhado por um profissional da confiança da família antes de seguir viagem para essas regiões.

Férias com o pet: Hidratação e alimentação

A dica da médica veterinária sobre esse assunto e saber se os animais estão se alimentando bem e se estão devidamente hidratados. Devido a agitação e ansiedade (muitas vezes causadas pela expectativa da viagem), reflete no animal. “As vezes os donos não comem e o animal acaba não comendo também”, orienta Flávia.

Cuidado com o sol

Durante as caminhadas é necessário um cuidado a mais com o sol. A exposição pode causar a hipertermia por insolação, conhecida como intermação. A temperatura alta, combinada com a falta de água e, ainda, a má circulação do ar podem levar o cãozinho ou os gatos, a terem várias complicações. Os animais podem queimar as “almofadinhas” dos pés e isso pode causar danos ao animal.

A exposição ao sol é tão grave que pode levar os pets a óbito em casos mais graves. Por isso, todo cuidado é pouco, como alerta a veterinária.

Alimentação durante as férias

A alimentação fora do padrão (rações) pode causar uma gastroenterite, que é um distúrbio digestivo. Alimentos gordurosos, estragados, contaminados, dentre outros, causando vomito e diarreias. Já durante a viagem não de nenhum tipo de alimento, o ideal é cessar a sua alimentação quatro horas de antes de colocar o pé na estrada. No caso da água, uma hora antes pode suspender – para os cães e para os gatinhos, duas horas é o ideal.

Deixar os animais em casa

A veterinária Flávia orienta que nos casos em que o animal fique em casa o ideal é deixar alguém tomando conta colocando água e comida fresca. Certifique-se a casa está toda fechada evitando fugas, quando estiverem totalmente sozinhos em casa.

Transporte

O animal deve sempre ser transportado no local correto. De acordo com o Código de Transito Brasileiro, o transporte irregular de animais pode acarretar em multa e até apreensão do veículo, além de pontos na carteira do condutor.

Nos casos de viagens em ônibus, avião ou outros meios de transporte, é necessário seguir as orientações das empresas de  transporte. O ideal é que o animal esteja em caixas seguras e próprias para a sua locomoção.  No caso de animais de porte maior, devem estar assegurados pelo cinto de segurança. Assim, como nas outras dicas, o ideal é buscar orientação de um profissional da sua confiança.

Se possível, parar de hora em hora para saber como o animal está e também para que ele possa fazer suas necessidades fisiológicas. Uma alternativa é o uso de fraldas veterinárias ou tapetes higiênicos.

Leve seus pertences

Os animais têm suas particularidades, por isso, o ideal é levar seus pertences como cobertores, brinquedinhos, dentre outros, assim sua adaptação será melhor.

Carteira de vacinação

Jamais se esqueça do cartão de vacinação dos pets. Além disso, é obrigatória a apresentação de atestado de transporte ou guia de transito dos animais. Esse documento é liberado pelo médico veterinário.

Dicas importantes

Especialistas no assunto alertam que antes de se aventurar, os animais devem passar por testes. Dê algumas voltas de carro com ele, assim é possível ter uma noção se a viagem será bem aceita pelo animalzinho.

Nada de ar condicionado. Quanto mais próxima da temperatura ambiente, melhor!

Outro alerta é não deixar a cabeça do animal para fora, qualquer descuido pode terminar em um grave acidente.

Acompanhe nosso Blog, muita informação do mundo animal para você!

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *