Ferrageamento de cavalos

No manejo de cavalos, cuidar bem de seus cascos é fundamental para garantir o desempenho e o bem-estar dos animas. Essa é uma estrutura que garante naturalmente a capacidade dos equinos de buscarem alimentos, quando selvagens. Mas com a utilização desses animais a favor das atividades humanas, eles passaram a ficar um longo período em cocheiras ou pastos, sendo preciso se preocupar com os cascos e fazer o ferrageamento, também chamado de ferragem.

O ferrageamento de cavalos consiste em colar uma lâmina de ferro na borda do casco, para proteger, curar ou prevenir problemas ortopédicos nos animais. Para ser feito de maneira adequada, é preciso um profissional com conhecimento anatômico dos equinos e escolher a ferragem certa de acordo com peso, idade, esporte e raça do animal.

Anatomia do casco do cavalo

o-casco

Quando o cavalo precisa do ferrageamento?

Cavalos se adaptam bem a paisagens naturais, como pastos, terra e grama. Mas terrenos irregulares ou muito duros podem lhe causar sofrimento se ele não estiver ferrado.

O cavalo desferrado precisa de dois dias de descanso para cada um trabalhado a fim de recuperar o desgaste sofrido pelo casco. De acordo com o tipo de função exercida, os cascos sofrem alterações que se manifestam em intensidades diferentes. Por isso, o ferrageamento, além de otimizar o tempo de trabalho do animal, previne ou cura as doenças do casco como laminite, abscessos e apodrecimento.

Outros fatores que podem ser observados são as condições físicas do próprio animal. Veja no casco se existem sinais de que a sola está machucada. Se ele estiver, apresentará fraqueza no solos mais rochosos e tentará descansar as patas quando estiver em pé. Também é possível reconhecer se há algum desgaste, pois o casco começa a apresentar rachaduras que ultrapassam o nível da sola.

Como fazer o ferrageamento no animal

O ferrador deve ter conhecimento profundo da anatomia ortopédica dos cavalos para fazer o ferrageamento da maneira mais adequada ao animal. Há vários tipos de lâminas disponíveis, sendo as mais comuns de (20 x 12), (23 x 14), (27 x 18), (30 x 14) e (36 x 16). As lâminas sempre devem se adequar ao tamanho dos cascos e nunca o contrário.

Antes de começar, a primeira coisa a ser feita é o casqueamento, técnica que remove todo tipo de sujeira presente no casco. O acúmulo de fezes, cama e poeiras nessa região pode levar à podridão. Depois do casqueamento, o animal está pronto para ser ferrado.

farrier-1246258_960_720

O ferrador deve observar o estado dos pés do animal, o aprumo e como se desgastou a ferradura velha para escolher como aplicar a ferradura.

Depois, ele deve conter o animal evitando qualquer tipo de sofrimento a ele, o que o deixará mais calmo também. Geralmente, você precisará de um ferrador a cada seis ou oito semanas, não somente devido ao desgaste das ferraduras. Os cascos dos cavalos são feitos de queratina, mesma substância que compõe as unhas humanas. Isso significa também que eles crescem continuamente e que precisam ser aparados.

O método pode ser feito a quente, quando o ferro é moldado ao casco do cavalo; ou a frio, quando não é possível fazer grandes alterações na forma da ferradura.

Quando substituir a ferradura?

marechal-ferrand-1761348_960_720

De acordo com o Centro de Produções Técnicas, o animal precisa de uma nova ferradura quando:

a) No pé pousado

– O pé exageradamente comprido em toda sua altura ou somente na pinça, o que é mais comum;

– O eixo que deveria seguir reto da sola até a quartela está quebrado na altura da coroa do casco;

– Os rebites estão desfeitos;

– A parede desce sobre a ferradura, cobrindo-a;

– A ferradura torna-se mais curta e mais estreita que o casco, dando a impressão de que o pé escorregou para a frente.

b) No pé levantado

– A ferradura está gasta;

– As cabeças dos cravos estão gastas e enterradas nas craveiras;

– A sola, algumas vezes, apresenta-se cascuda;

– As barras da ranilha estão mais ou menos salientes;

– Os tacões não cobrem mais os talões;

– As lacunas estão se fechando;

– O corpo da ranilha fica volumoso, sua ponta se desvia e seus ramos apresentam fragmentos de córnea que tendem a se destacar.

Tipos de ferradura

Existem vários tipos de ferraduras disponíveis no mercado. Muda o preço, o tipo de tecnologia empregada e a durabilidade delas.

Ferraduras convencionais: São as encontradas em casas de produtos agropecuários com maior frequência e têm numeração de 0 a 5. Têm mais resistência e durabilidade.

Ferrageamento-Profissional-20161212174535

Ferraduras de alumínio: Elas têm metade do peso quando comparadas às ferraduras de ferro. São mais difíceis de encontrar para compra e têm durabilidade questionável, mas são elogiadas pelos técnicos da área.

Ferradura_Aluminio_93a2716980

Ferraduras de plástico: Foram criadas com função terapêutica especial. Podem ser melhor adaptadas aos cascos e são utilizadas, preferencialmente, em potros jovens. Ela é presa ao casco por linguetas e cola em substituição aos cravos. É de fácil colocação e remoção, porém não é indicada para animais atletas.

ferradura de plástico

Converse com um bom ferrador e veja quais indicações ele faz para o seu cavalo, levando em consideração a saúde dos cascos do animal e suas especificidades, como raça, idade e tipo de trabalho.

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *