Gato estressado? Saiba reconhecer os sintomas

Os felinos domésticos são animais extremamente sensíveis. E, assim como seres humanos, eles também podem ter seus dias de stress. Os gatos podem ficar estressados por causa de diversos fatores, dependendo da sua personalidade, dos hábitos e da rotina da casa onde vive. Alterações nisso ou o acúmulo de situações incômodas para eles desencadeiam comportamentos nocivos para a saúde do seu bichinho e que vão afetar as suas relações.

Se o seu animal vem se comportando de modo diferente nos últimos tempos, veja quais os sinais emitidos por um gato estressado.

  • Arranhadura em móveis
  • Agressividade
  • Eliminação inapropriada
  • Miados excessivos
  • Provoca autolesões
  • Ansiedade

gato-estressado-2

A vida nas grandes cidades fez com que ter um bichano em casa fosse mais prático e não deixasse de ser uma boa companhia. Os gatos não precisam de muito espaço, vivem bem em apartamentos e são higiênicos. Por outro lado, a falta de contato com o mundo exterior pode colocá-los em uma situação de difícil reação quando saem de casa para ir ao veterinário, tomar banho, etc. É aí que surge o stress felino.

Os gatos estressados são um problema sério de saúde pública. Isso porque as mudanças comportamentais são a principal causa de abandono desses animais.

Estágios do estresse felino

Assim como nos seres humanos, o estresse nos gatos leva a reações fisiológicas. Existem três estágios do estresse:

  • Comportamental

Os animais apresentam as reações mostradas acima.

  • Agudo

Geralmente, causado por medo.

  • Crônico

Causado por dor persistente e convívio em ambientes estressantes por tempo prolongado.

Nos dois últimos (crônico e agudo) o seu gatinho pode desenvolver problemas de saúde, pois essas condições diminuem a sua imunidade e desregulam várias substâncias no sangue.

2621

Como tratar gato estressado?

A primeira coisa que deve ser observada é o seu comportamento. Ao notar alterações, leve o seu gatinho ao veterinário. Os sintomas fisiológicos do estresse são semelhantes aos sintomas de outras doenças, por isso é preciso atenção. Além disso, o gato estressado apresenta alterações no exame de sangue, que comprovam sua condição.

É fundamental observar o seu animal. Procure entender o que está causando o seu estresse e como você pode tentar reverter essa situação. Pesquisas mostram que arranhadores podem substituir o apreço do animal pelos móveis da casa, bem como um pouco mais de atenção e carinho aliviam seu stress.

Para garantir a saúde do seu gatinho, o veterinário recomendará o melhor tratamento para ele, com remédios específicos e a sugestão de novas rotinas que possam amenizar o seu estresse.

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *