Inseminação de novilhas – qual a melhor idade

Inseminação de novilhas com 12 a 14 meses ainda gera algumas discussões, mas vem sendo encarada pela pecuária como uma alternativa para atender a nova realidade da pecuária mundial que buscam o aumento célere da produtividade, qualidade do produto final, sustentabilidade da produção, menor gasto, dentre outros fatores.

A produção para a inseminação de novilhas com 12 a 14 meses deve ser feita com animais que apresentem uma boa genética, assim, produzirão mais e mais animais com maior peso ao desmame e, consequentemente, uma melhor conversão alimentar.

Mas como os produtores podem adotar essa nova realidade de inseminação de novilhas sem sofrerem surpresas ou mesmo se aventurarem sem saber como iniciar esse processo para obter resultados positivos e lucros certos.

O médico veterinário, consultor da empresa CRV Lagoa e diretor da ABCZ Jovem, João Machado Prata Neto e o intermediador Executivo da Samen Capital e acadêmico do curso de medicina veterinária, Samuel Mendes, falaram sobre o assunto e como as novilhas em alta produtividade podem atingir os objetivos esperados com o processo de inseminação.

“A novilha está apta à reprodução quando alcança 60% do peso adulto permitindo, dessa forma, que haja desenvolvimento de estrutura óssea e muscular que serão capazes de suportar a si mesma e, com isso, o feto se desenvolverá. Por outro lado, no caso dos novilhos a avaliação é sobre o ganho de peso médio diário, chamado de GMD. Nesse caso, é feito o desmame precoce, entre 3 a 4 meses de idade, com peso superior a 100kg”, explica Neto.

Os especialistas ressaltar que para atingir os objetivos mecionados deve-se levar em conta três fatores:

  • Nutrição adequada
  • Sanidade
  • Estratégia reprodutiva

Dicas para inseminação de novilhas com 12 a 14 meses com sucesso:

João Machado e Samuel Mendes afirmam que a nutrição é o primeiro passo para o sucesso dentro do processo de inseminação de novilhas.

“A nutrição adequada é um dos pontos chave do processo. Sabe-se que o crescimento do animal e a fisiologia do desenvolvimento dos tecidos está diretamente relacionada ao que o animal está ingerindo e como isso se metaboliza e permite a replicação das células foliculares – que nutrem e protege a célula germinativa do ovário, como também na formação do tecido ósseo responsável pela sustentação do ser vivo, neste caso a novilha”, aponta.

Importante destacar que é exatamente a boa administração da nutrição que beneficiária os pecuaristas. João mencionou que entre o nascimento até o desmame ocorre a formação do rúmen e durante esse período é utilizada a técnica de creep feeding.

“Isso permite que os bezerros fiquem em um espaço reservado no pasto que somente eles possuem acesso e podem se alimentar melhor por meio de uma alimentação concentrada, sem competição com as matrizes ou touros permitindo uma melhor nutrição e dessa forma obtendo melhor ganho de peso e desenvolvimento do sistema digestório do animal”, garante o veterinário.

Ainda sobre inseminação de novilhas, o especialista destaca, que a composição da dieta (proteínas, concentrado energético, minerais..) são usadas para adaptação da alimentação e, consequentemente permitirá extrair ao máximo o potencial do animal assistido elevando a sua produtividade.

Já em relação a sua fase reprodutiva, o seu potencial estará ligado a sua nutrição. Seu sistema endocrinológico controlará sua interação hormonal e dessa forma, favorecerá sua ovulação e sucesso na gestação. “Dentro deste contexto, é importante o cuidado para evitar superalimentação. Isso poderá prejudicar o desenvolvimento do sistema mamário e consequentemente a habilidade materna da futura matriz”, diz João Machado.

Outro ponto crucial é sobre as questões ligadas a sanidade. Pesquisas apontam que este fator está ligado diretamente a um alto número de mortalidade de bezerros. Uma boa nutrição, boa estrutura, sêmens e embriões de qualidade, sem um excelente manejo sanitário, não adiantará de nada e por isso, os resultados jamais serão satisfatórios.

“Devemos sempre nos atentar sobre o calendário de vacinas, vermifugação do rebanho e cuidados com o ambiente desses animais. As condições do local onde serão feitos os manejos é suma importância e requer cuidados”, salienta o profissional.

Veja alguns pontos sobre sanidade:

  • Evite o acúmulo de dejetos – isso reprimirá a proliferação de mircroorganismos patogênicos
  • Atenção as agulhas usadas
  • Cochos e cuidados com a água – A higienização desse ambiente deve ser feita a cada 3 dias de acordo com a quantidade de animais e o fluxo de água consumido.
  • Colostragem – esse ponto se aplica a nutrição e a sanidade simultaneamente. É através do colostro que o animal receberá os anticorpos para desenvolvimento de seu sistema imunológico.

“Para a produção de animais precoces as melhores técnicas para reprodução são inseminação artificial em tempo fixo (IATF), transferência de embriões em tempo fixo (TETF) e aspiração folicular (OPU) para produção de embriões in vitro (FIV) dada as condições de controle da fisiologia reprodutiva dos animais. Isso favorecerá a sincronização das datas de nascimento dos animais e o ciclo reprodutivo das fêmeas aliando a disponibilidade de alimento às condições ambientais”, destaca.

Após o parto, os especialistas explicam que deve ser respeitado o período de involução uterina que se dá entre 45 e 60 dias, antes de realizar o processo de inseminação novamente.

Vale destacar ainda que para aumento da eficiência do sistema de produção pecuária é importante adotar sistemas de software de gerenciamento reprodutivo. Esses programas apresentam dados e gráficos que permitirá ao pecuarista identificar pontos críticos do processo onde ele precisará aperfeiçoar.

“Seja na seleção de um touro melhor ou lote melhor de sêmen dada às taxas de prenhes, seja na localização do rebanho ou no manejo de pastagens, bem como no controle do calendário vacinal entre outras ferramentas, os sistemas de software permitirão chegar a um melhor resultado. Quanto maior a tecnologia empregada na produção, maior é produtividade e consequentemente os lucros”, pontua.

Dicas Agrocampo Giordani

Essas e outras notícias podem ser acompanhadas semanalmente no nosso Blog Agrocampo Giordani. Conheça ainda nossa ampla linha de produtos agropecuários disponível no site  www.agrocampogiordani.com.br

Nossos Entrevistados

A reportagem desta semana teve como entrevistado o médico Veterinário, João Machado Prata Neto formado pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). O especialista é consultor técnico comercial da CRV Lagoa e diretor do comitê ‘ABCZ Jovem, pertencente a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Neto é proprietário e consultor técnico da Fazenda Aprazivel. Já Samuel Mendes é acadêmico do curso de medicina Veterinária pela Uniube e intermediador Executivo da Samen Capital.

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *