Problemas de Casco Bovino

Os problemas de casco em bovinos não são novidade para o Pecuarista, mas sim uma dor de cabeça na hora de tratar.

Os problemas de casco afetam qualquer sistema de criação, com maior frequência em sistemas de produção de leite e confinamento.

Estima-se que os problemas de casco estejam entre os 3 principais fatores de perdas econômicas do gado. Há estudos que relatam um déficit de 20%  na produção de leite em casos graves (PLAUTZ, 2003).

São várias as doenças de casco bovino, as mais conhecidas pelo produtor são:

  • Laminite
  • Úlcera de sola
  • Doença da linha branca
  • Podridão do casco
  • Dermatite interdigital e Dermatite digital.
Problemas de casco bovino
Problemas de casco acontecem com mais frequência em sistemas de confinamento e produção de leite.

Nesta matéria, vamos lhe mostrar alternativas para o tratamento e prevenção dos problemas de casco em bovinos.

Mas para isso, precisamos entender melhor sobre o assunto.

O Casco Bovino

Você conhece o casco bovino?

Problemas de casco bovino
Todas as áreas do casco de um bovino.

O casco bovino possui todas estas áreas definidas na imagem acima. Ele é a base da locomoção do animal, o casco é forte e resistente mas, ao mesmo tempo, ele é frágil e delicado. Ele precisa de cuidados e manutenções, assim evita-se a maioria dos problemas.

Legal, agora quando ocorrer algum problema de casco, você já sabe identificar em qual área está localizado.

É importante frisar, que uma mesma vaca pode ter problemas nas pinças, por exemplo, e nos talões, ao mesmo tempo. É comum os problemas acontecerem juntos, devido ao grau em que se encontra o problema no animal.

Cascos sadios e boas instalações são necessários para evitar problemas.

Legal, mas eu já estou com problemas de casco em meus animais. O que eu faço?

Tratamento de problemas de casco em bovinos (Visão Geral)

Não vamos nos aprofundar em cada problema, mas mostrar uma visão geral de como você pode proceder um tratamento para ajudar a dar fim a esta dor de cabeça.

Lembrando que, nada troca o acompanhamento de um médico veterinário em sua propriedade. Conte sempre com um profissional de sua confiança.

A identificação do problema é basicamente visual, animais com manqueira, claudicação, baba em excesso, são sinais básicos de um problema de casco.

Problemas de casco
Casco com problemas. Foto: Ouro Fino Saúde Animal

Feita a identificação, você deve imobilizar o animal e avaliar os cascos em busca do problema.

Localizado o problema, deve-se seguir com a higiene do casco, limpando-o perfeitamente. Logo após, se necessário, efetue o casqueamento, retirando excessos de casco(podridões, solas duplas, depende o caso).

O iodo é um bom aliado nessas horas, depois dos procedimentos já citados, uma boa dose de iodo vai ajudar a eliminar as bactérias presentes no casco.

Problemas de casco em bovinos
Casco bovino sendo tratado. Foto: Valée Saúde Animal

Medicamentos injetáveis ou em pó(se for em pó utilize diretamente no casco) também devem ser usados, como antibióticos e antimicrobianos. Além de algum medicamento para dor, como Diclofenaco ou Dipirona. Você pode consultar os medicamentos para este tratamento na nossa loja virtual aqui.

Logo após o tratamento, é interessante isolar o animal tratado, em local seco. Existem problemas de casco bovino que são transmitidos uns aos outros, por isso uma quarentena deve ser realizada.

Fique atento ao animal, em alguns casos é necessário proceder com reaplicação de medicamentos e renovar o curativo realizado. Cuide sempre da carência para os casos de abate e leite.

Tá certo, agora que já vimos como tratar os problemas de casco em bovinos de modo geral vamos para o “X” da questão.

Faça a prevenção do problema

O melhor tratamento para os cascos é a prevenção.

Vamos deixar algumas dicas do que você pode fazer em sua propriedade e com os animais para evitar este sério problema:

  • Instalações: As instalações da propriedade, onde ocorre o manejo dos animais, devem ser bem planejadas. Pisos bem feitos, locais limpos(a higiene é essencial), sem objetos pontiagudos que possam ferir o animal. Se não houver piso aonde se maneja os animais, faça a manutenção do chão, não deixe o barro tomar conta. Faça uma avaliação das suas instalações e verifique o que você pode mudar para melhorar  o manejo para os animais.
  • Pedilúvio: Pedilúvio nada mais é que uma área onde os animais passam antes do manejo, para a limpeza e sanidade dos cascos. O pedilúvio é uma espécie de “tanque raso” contendo uma solução higienizadora(como formol, sulfato de zinco, sulfato de cobre, etc…), os animais devem passar, em fila indiana, para que o casco mergulhe na solução. É um ótimo manejo de manutenção e prevenção de problemas de cascos.
  • Casqueamento Preventivo: Que tal casquear os animais quando eles estão sadios? A fim de evitar o problema lá na frente? Prevenir é melhor do que remediar, fica a dica.
  • Combata o barro e umidade: Juntos, umidade e barro podem ser os vilões dos cascos. Evite ao máximo que os animais fiquem em locais assim por muito tempo.
  • Alimentação balanceada: Busque ajuda de um profissional desta área, alimentações concentradas em apenas alguns cereais, falta de fibra podem trazer problemas de casco para sua propriedade.
Problema de casco em bovino
Animais saudáveis produzem mais. O bem estar animal deve ser prioridade.

Cuidar dos seus animais é cuidar do seu bolso. Esteja sempre atento aos problemas de casco, capacite sua equipe de trabalhadores, mostre a eles a importância de um animal sadio para a fazenda.

O bem estar animal deve ser prioridade em sua propriedade, e junto com ele, o seu negócio vai render muito mais, acredite.

Ficou com dúvidas? Tens alguma sugestão? Deixa teu comentário aqui abaixo.

Até mais!

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *