Vitaminas para cavalos: o que seu animal precisa em cada fase de vida

As vitaminas para cavalos são fundamentais para que os animais atinjam o máximo de seu desempenho ao longo da vida. Mas com a domesticação, eles passaram a consumir menos variedades de espécies forrageiras, que causam um déficit de vitaminas em seu organismo.

Idade, sexo, raça, perfil genético, estado de saúde geral, carga de trabalho e exercícios interferem diretamente nas suas necessidades de alimentação. Para manter a performance desejada, é necessário um tipo de suplementação nutricional para cada uma dessas situações.

Separamos dicas de suplementação de vitaminas para cavalos em cada fase de vida do animal. Veja.

Éguas prenhes

Durante a gestação, as éguas precisam de vitaminas que ajudem a desenvolver um potro forte e saudável ao nascer. Elas também necessitam de estar fortes para o momento do parto, evitando complicações. A falta de ácido fólico e vitamina B12, por exemplo,  responsáveis por manter a integridade das células, são fundamentais nessa fase.

Nos oito primeiros meses de gestação, quando se forma 1/3 do feto, recomenda-se a manutenção nutritiva da égua.

Já nos últimos três meses de gestação é quando se desenvolvem os últimos 2/3 do feto. É preciso fornecer fontes energéticas volumosas em maior quantidade, por meio de pastagens ricas. Porém, nesse período, a égua possui menos espaço para se alimentar, devido ao crescimento do feto. Por isso, ministrar suplementos vitamínicos é fundamental.

389

Recomendamos Hemolitan 1L – Suplemento Vitaminico – Vetnil.

hemolitan
Hemolitan combina em sua formulação vitaminas e oligoelementos que participam direta ou indiretamente do metabolismo celular, principalmente de células sanguíneas e outras de rápida multiplicação.

Éguas Lactantes

Durante a lactação, a necessidade energética da égua é quase o dobro do que durante a gestação. Diariamente, ela produz 3% do seu peso em leite. No final da lactação, elas devem receber de 0,5 a 1,5Kg de concentrado por dia, respeitando o consumo de até 0,5% do peso do animal.

Potros Lactantes

Os potros em fase de lactação também precisam de vitaminas para cavalos. Em cinco meses, eles chegam a quadruplicar o peso. Para atingir esse escore, se a égua tiver sido bem alimentada durante a gestação, os potros não precisam ser suplementados nos primeiros 90 dias. A partir dessa idade, já é comum a suplementação.

Para potros recém-nascidos recomendamos Hemolitan 1L – Suplemento Vitaminico – Vetnil

hemolitan
Hemolitan é um suplemento vitamínico mineral aminoácido para alimentação animal.

Para potros a partir dos 3 meses de vida recomendamos, para ganho energético, Glicol Turbo 1,5L – Suplemento Vitamínico – Organnact

glicol
Glicol Turbo é um suplemento vitamínico mineral aminoácido indicado para recuperação do estado corporal, melhora do apetite e do desenvolvimento.

Ou Glicopan Energy 1L – Vetnil

glicopan
Glicopan Energy combina 22 Aminoácidos prontamente assimiláveis e Glicose, auxiliando no estímulo de apetite e de ganho de massa corporal.

Potros pós-desmame

O desmame dos potros acontece quando sua necessidade nutricional é superior ao oferecido pelo leite materno. Geralmente, isso ocorre entre os 7 meses e 1 ano de idade do animal. Se o aparte for realizado precocemente, a suplementação deve ocorrer nesta etapa, para garantir que o animal receba todas as vitaminas para cavalos necessárias ao seu pleno desenvolvimento. Nessa etapa, é importante prestar atenção no que diz a fisiologia de cada animal e como atender suas necessidades com o suplemento mais adequado.

Potro jovem

Depois do primeiro ano de vida, os potros alcançam a juventude. Aqui, o manejo alimentar passa a ser orientado aos objetivos daquele animal: trabalho, atleta, cavalgadas, etc. Se não for possível fornecer alimentação individual para cada animal, separe-os em grupos com necessidades similares.

Quanto maior a qualidade e diversidade da forragem, menos será preciso suplementar. Nessa fase, os animais precisam de alimentos que forneçam proteína bruta, cálcio e fósforo.

Suplementos e vitaminas para cavalos adultos

9

Para manter o seu animal adulto em alto rendimento, recomendamos Creatina 500g – Lavizoo. Suplemento pronto para uso, destinado a equinos submetidos a esforço físico intenso.

creatina
Indicado para animais atletas.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

1 Comentário

  1. Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *