Como cultivar a própria horta orgânica

Cultivar a própria horta orgânica garante sempre temperos, legumes e vegetais frescos para servir. Além de ser um novo hobby, essa também é uma possibilidade de conhecer exatamente a procedência dos produtos que consome.

Para começar sua horta orgânica não é preciso um grande espaço. Mas conhecer um pouco sobre como começar vai te ajudar a ter sucesso nessa nova jornada. Vamos dar dicas que auxiliam tanto quem possui um certo pedaço de terra para isso tanto para quem não tem essa disponibilidade.

O que é uma horta orgânica?

Considera-se uma horta um local não muito extenso onde se cultivam plantas que servem de alimento ao homem. Entre elas, verduras, legumes, raízes, ervas e até mesmo pequenas frutas.

Se você está em busca de alimentos 100% naturais, também é importante que essa horta seja orgânica. Isso significa que produtos químicos, como defensivos e fertilizantes não naturais, ficarão de fora das suas plantações.

O que plantar?

A primeira coisa que você deve pensar são quais plantas deseja cultivar em sua horta orgânica. A partir disso, será possível idealizar o espaço necessário para elas e saber se é possível ou não as ter, de acordo com a área que tem disponível.

Temos algumas dicas de plantas que vão fazer sucesso nas refeições de família ou mesmo em ocasiões especiais:

  • Couve-manteiga

couve

  • Alface

alface

  • Tomate cereja

tomate cereja

  • Rabanetes e cenouras

cenoura

  • Batatas doce

batata-doce

  • Pimentas

pimenta

  • Salsinha / Cebolinha

salsinha e cebolinha

  • Manjericão / Hortelã / Alecrim

manjericao

Onde plantar?

Há várias opções, para todos os espaços. É sempre importante escolher lugares com bastante iluminação, mas que não esteja sob a luz direta.

Separamos algumas:

Foto:
Fotos: Embrapa / Henrique Martins Gianvecchio Carvalho

horta2 Foto Henrique Martins Gianvecchio Carvalho - Embrapa

horta3

horta4

horta5

horta6

Adubo orgânico para sua horta

Existem várias opções de adubos orgânicos que farão suas plantas crescerem cheias de força e vitalidade, gerando alimento da melhor qualidade. Os mais comuns a serem utilizados são:

Húmus de minhoca

Considerado o adubo natural mais nobre do planeta, o húmus de minhoca. Ele é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica, trabalho feito pelas minhocas. Pode ser feito por você mesmo ou comprado pronto.

Cascas de ovos

As cascas de ovos são ricas em cálcio e potássio, nutrientes importantes para um solo fértil. Ao invés de descartá-las, triture as cascas e as despeje em volta dos pés de plantas.

Compostagem

Este é um dos recursos mais utilizados na horticultura orgânica. A compostagem é feita da decomposição de restos de comida, folhas secas, palha e grama. As pessoas costumam preferir colocar a compostagem sobre o solo e não dentro dele.

Esterco animal

Menos disponível nas cidades, o esterco animal é uma rica fonte de nutrientes para o solo. Nas fazendas é encontrado em abundância. Mas atenção: o esterco não deve ser depositado direto na horta. Quando colocado na forma crua, ele pode danificar e queimar as plantas, bem como levar zoonoses, como a cisticercose. Deixe o esterco diluído em água e exposto ao sol por pelo menos duas semanas antes de utilizá-lo.

Combata as pragas

Fazer o combate orgânico das pragas que surgem na sua horta também requer técnicas naturais. Veja algumas dicas:

Borra de café

Além de funcionar como um fertilizante natural, a borra de café espanta lesmas e caracóis. Também pode ser utilizado na forma de fertilizante líquido, para ser borrifado nas folhas das plantas.

Extrato de alho

O extrato de alho tem ação antifúngica e pode ser utilizado em plantas como tomates, mais suscetíveis a esses ataques.

Coentro

Naturalmente, o coentro possui ação repelente de insetos. A dica é cultivá-lo perto de outras plantas ou ser usado na forma de extrato. Outras plantas com ação semelhante são manjericão, salsinha e cebolinha.

Use atrativos

Além das plantas repelentes, você também pode usar plantas que são mais atrativas para as pragas do que aquelas que servirão de alimento.  Uma delas é a capuchinha, que pode ser plantada naquele espaço que ficou sobrando na horta.

Previna lagartas e pulgões

Observar visualmente as folhas da sua horta diariamente é a melhor maneira de evitar que lagartas e pulgões se espalhem.

Agora que já conhece as dicas iniciais, se sente pronto para começar a sua horta orgânica? Conte para gente qual espaço você vai utilizar para fazer o seu cultivo.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *