Verminose em ovinos

A ascendência do mercado da ovelha, nos últimos anos, vem trazendo esperança ao produtor rural. Mas como em qualquer atividade que façamos nesta vida, existem suas dificuldades, uma delas é a verminose em ovinos.

A que mais traz dor de cabeça são as verminoses, que atrapalham o desenvolvimento de cordeiros, além de afetarem boa parte do rebanho de ovinos, trazendo prejuízos sérios, se não cuidarmos, ao produtor.

O objetivo desta matéria é elencar os principais detalhes sobre a verminose em ovinos, em um resumo prático, para que você produtor possa se situar e tomar as devidas providências se necessário.

Ovinocultura e seus desafios
Aposte na criação de ovelhas, pode trazer bons resultados.

Verminose em Ovinos: Quais são os principais parasitas?

Se a verminose em ovinos é um problema sério precisamos conhecer seus malfeitores, vamos lá:

Haemonchus (O mais famoso!) 

Causador da hemoncose ovina, esse parasita se caracteriza por sugar sangue do animal hospedeiro. Em uma infestação, o animal tende a perder uma quantidade muito grande de sangue, causando anemia, variados graus de edema,  fezes de coloração escura, queda de lã  e diarreia em poucos casos. Se não tratada, pode levar o animal a morte em poucos dias, dependendo do grau de infestação em que se encontra.

Trichostrogylus

São parasitas do intestino delgado, estes vermes lesam a mucosa intestinal provocando lesões no órgão. A maioria dos parasitas Trichostrongylus encontram-se no intestino delgado, mas algumas espécies deste gênero alojam-se no abomaso. Uma infestação destes vermes causa enterites e diarreias agudas, que precisam de um rápido tratamento para que o animal não padeça.

verminose em cordeiros causa mortes
Verminose em ovinos, se não tratada pode debilitar um animal rapidamente, causando sua morte.

Como diagnosticar a verminose?

Existem algumas formas de realizar o diagnóstico da verminose, aqui vamos citar duas delas:

Técnica Famacha 

Esta técnica foi desenvolvida para facilitar ao criador uma rápida detecção de verminose nos animais, individualmente. Pois estudos indicam que apenas uma parte do rebanho está suscetível a infestação, segundo dados 17% de ovelhas secas, 29% de ovelhas em gestação e 55% das lactantes, em uma média geral, é que precisam de tratamento. Gerando assim uma economia em medicamentos.

Mas como realizar esta detecção? Muito simples!

A técnica Famacha consiste em avaliar a coloração da mucosa do olho do animal e fazer a classificação conforme a tabela abaixo:

Tabela Famacha para verminose em ovinos
Tabela Famacha, indica quais animais tratar.

Existem até tabelas para uso no campo, conforme esta imagem nos mostra:

Detecção de verminose com técnica famacha
Detecção de verminose com famacha em ovinos.

Conforme a tabela e a imagem ilustram, deve-se tratar animais que estejam com a coloração da mucosa entre os graus 3 e 5, sendo o grau 5 o maior deles, identificando uma grande infestação e um animal  em fase de debilitação.

Conhecida a técnica Famacha, vamos a segunda técnica.

OPG  – Ovos por grama 

Esta técnica consiste em avaliar a quantidade de ovos de parasitas contidos nas fezes da ovelha. Para realizá-la é necessário o trabalho de um profissional habilitado(Médico Veterinário, Zootecnista ou um profissional com curso técnico na área).

A forma mais difundida de manejo desta técnica é analisar as fezes de 10% a 25% do rebanho.

Análise de laboratório de fezes ovinas(OPG)
OPG é visualizado através de microscópio, identificando os parasitas presentes nas fezes do animal.

Logo após detectar que os animais possuem infestação, deve-se realizar o uso de vermífugo para combate. Logo após, de 7 a 14 dias, realizar uma nova coleta de fezes dos mesmos animais e analisar se a quantidade de ovos diminui ou não. Assim valida-se a eficácia do vermífugo utilizado.

Esta segunda técnica, por ser um pouco mais complexa, não tem tanta utilização nos rebanhos brasileiros. Mas é extremamente indicada para propriedades onde a verminose em ovinos esteja descontrolada e não se consiga combatê-la.

Outro fator que é bem indicativo é o peso do animal.

Com pesagens periódicas do rebanho, poderá se notar os animais que vem perdendo peso ao invés de manter ou ganhar. Isso é um sinal de problema, que geralmente está atrelado a verminose.

Além da pesagem, analisar o ECC (Escore de condição corporal) é interessante. Abaixo uma imagem de como fazer tal procedimento.

Escore de condição corporal em ovinos
Como realizar a análise do ECC dos animais.

Leia também: Ovelhas de corte: Qual raça escolher

Tratamento de verminose em ovinos

O tratamento da verminoses em ovinos se dá, em grande parte, através do uso de vermífugos. Na grande maioria vermífugos orais, mas já existem propriedades aderindo ao vermífugo injetável.

A maioria dos criadores opta pelo vermífugo oral pela cultura estabelecida no tratamento desta forma. Realizar medicamentos injetáveis em ovelhas requer uma certa habilidade, para evitar a formação de caroços, inflamações e hematomas na carne do animal.

verminose em ovinos tratamento
Aplicação de vermífugo oral é tradição na criação de ovelhas no Brasil.

A eficácia de ambos é satisfatória, desde que aplicados na dose recomendada. Por isso é muito importante realizar a pesagem dos animais antes de aplicar o vermífugo. Isso garante maior eficiência no tratamento e evita super dosagens que podem intoxicar, debilitar ou até matar o animal.

Uma outra dica bem importante para aplicação de vermífugos orais é realizar o jejum dos animais, recomenda-se um jejum de 12 horas.

Certo, já falamos as formas de aplicação de vermífugos, dicas de aplicação, mas quais são os vermífugos utilizados?

Segundo estudos realizados no RS, um protocolo de vermífugos adequado seria:

Para meses frios:

Utilizar vermífugos a base de Benzimmidazois, Levamisois e Ivermectinas.

Para os meses quentes:

Os vermífugos adequados são a base de Closantel, Disofenol e Triclofon.

Você pode verificar essa linha de vermífugos em nossa loja virtual, clicando aqui.

Atenção!

Muitos vermífugos tem restrição para ovelhas prenhas e cordeiros jovens, por isso sempre leia a bula antes de adquirir e aplicar.

Prevenção da Verminose

A prevenção sempre será melhor que remediar, entretanto não vamos conseguir um rebanho 100% livre de verminoses. Mas com um bom trabalho, podemos diminuir o uso de medicamentos de uma forma considerável.

A nossa primeira dica é a identificação dos animais, saber quais ovinos precisam de mais aplicação de vermífugos é essencial. Assim você poderá descartar do seu rebanho estes animais, selecionando as ovelhas com maior resistência a verminose. Ao longo do tempo sua criação ficará muito forte e preparada para encarar os parasitas.

Utilize brincos de identificação, seja ele fixado na orelha do animal ou em um colar no pescoço quem sabe. O animal com uma identificação única garante que você armazene informações precisas e importantes sobre ele, facilitando o manejo e controle.

Conheça nossa linha de identificação animal aqui.

A segunda dica de prevenção é a limpeza das instalações, onde os animais vivem. Em quase toda a produção de ovinos, a noite é costume que se traga o rebanho para posar em um galpão fechado, para proteger os animais de predadores naturais e fornecer uma alimentação.

O piso, por exemplo, destas instalações deve ser lavado, limpo. Assim evita-se a proliferação dos vermes e doenças. Cochos também precisam de limpeza. Capriche no cuidado!

Limpeza das instalações dos animais.
Estruturas limpas e bem elaboradas, com uma boa cama e alimentação.

Limpeza das pastagens também é fundamental. Você sabia que 97% dos vermes estão nas pastagens e apenas 3% nos animais? Alarmante não? Por isso, algumas recomendações:

  • Não lotar demais as pastagens, respeite a lotação adequada para cada piquete;
  • Mantenha pastagens e campos limpos, através de roçadas e tratamentos com produtos químicos;
  • Realize o pastoreio alternado com bovinos e equinos, por exemplo. Muitos vermes que fazem mal as ovelhas, são combatidos por esses animais através de seu sistema digestivo e imunológico.
  • Tenha acompanhamento de um profissional habilitado, busque apoio em profissionais com experiência no ramo e capacidade de lhe auxiliar na prevenção das verminoses em ovinos.

Saiba mais: Criação de ovinos é um atrativo a mais para a pecuária nacional

Aposte na ovelha, crie e faça deste animal uma renda extra em sua propriedade.

Desafios na criação de ovinos

A produção de carne de ovelha tem seus desafios, mas se bem trabalhados, é uma cadeia produtiva com grande potencial de retorno para o investimento.

O mercado interno precisa de carne de ovelha, cada vez mais o consumo aumenta. Em uma década o consumo de carne de ovelha praticamente dobrou no Brasil, forçando o País a importar carne da Argentina, Uruguai e Paraguai, por exemplo.

Nós da Agrocampo Giordani acreditamos na produção de carne de ovelha e incentivamos os produtores rurais a difundirem esta cadeia de produção.

Esperamos que tenham gostado da matéria e que ela sirva de apoio no trabalho no campo e traga bons frutos!

Até a próxima.

Tags: | |

Sobre o Autor

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *